Sobre

A Coobi resulta de uma iniciativa cidadã lisboeta que pretende disponibilizar serviços de estafeta com utilização da bicicleta como meio de transporte exclusivo. Enquanto Cooperativa de estafetas, a Coobi promove o empreendedorismo de base comunitária onde os trabalhadores são também proprietários e co-gerentes da Cooperativa. É uma iniciativa impulsionadora do crescimento económico e social, através da criação de emprego com condições de trabalho justas, e do apoio às necessidades locais das empresas e população. Com o uso de bicicletas de carga e de reboques com assistência elétrica, a Coobi quer mostrar como a ciclo-logística permite aumentar a eficiência das entregas, diminuir o trânsito automóvel e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

A Coobi integrou a Federação Internacional CoopCycle que possibilita o acesso a uma rede de solidariedade internacional entre cooperativas, a redução de custos graças à mutualização dos serviços com uma aplicação própria, e a partilha de uma posição coletiva de negociação na defesa dos direitos dos estafetas.

O Projeto Coobi conta com o apoio financeiro do Programa Bairros Saudáveis, programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. A CICLODA – Associação Oficina da Ciclomobilidade – é parceira e a entidade promotora da candidatura da Coobi ao Programa Bairros Saudáveis

“Se tivermos um olhar generoso em relação às cidades, teremos um olhar generoso em relação às pessoas.”
Jaime Lerner